Grandes Exemplos


Richard Branson

43 momentos que definiram a trajetória de Richard Branson
http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/43-momentos-que-definiram-a-trajetoria-de-richard-branson

Quem é Richard Branson?
Extraído de Empreendedor Jovem (http://empreendejovem.com.br/quem-e-richard-branson/)

Se você fosse apresentado a alguém que é disléxico (pessoa que possuí um distúrbio ou transtorno de aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração) e que aos 15 anos de idade desistiu da escola, o que pensaria a respeito de seu futuro?
Quem é Richard Branson
Aposto que pensou em nada muito animador. Pensou que esse alguém não passaria de “mais um no mundo”. Pois então conheça a história de Sir Richard Branson, dono do Grupo Virgin, um conjunto composto por mais de 300 empresas e marcas que atuam nos mais variados seguimentos de mercado, e perceba como ele deixou de lado sua dislexia e baixa escolaridade para se tornar um sucesso.
Richard nasceu em 18 de abril de 1950, na Inglaterra. Com apenas 16 anos, após desistir da escola, fundou junto com seu amigo Jonny Gems a revista Student – A revista para a juventude britânica.
Para conseguir patrocínio para sua revista, utilizava de um artifício: ligava de telefones públicos para grandes empresas como Coca-Cola dizendo que sua rival, a Pepsi, tinha assinado o contrato de uma folha inteira de patrocínio. Nem sempre isso funcionava.
Esse primeiro empreendimento só começou a dar certo quando Richard conseguiu entrevistas com grandes nomes da música como Bob Dylan e John Lennon. Para vender a revista escolheu nada menos que o metrô de londres, onde passavam milhares de pessoas.
A marca Virgin surgiu quando Branson iniciou uma nova empreitada: com o sucesso da revista Student e os altos preços dos discos na época, resolveu vender discos por reembolso postal e obteve uma enxurrada de pedidos, viabilizando o novo negócio. O nome Virgin, era por ser virgem em negócios e por este ser o primeiro negócio oficial dele.
Infelizmente a festa das vendas por reembolso postal não duraram muito tempo. Ocorreu uma crise nos Correios da Inglaterra, impossibilitando a continuação do negócio, mas como Branson não enxergava as dificuldades, apenas as oportunidades, tratou de abrir a loja de Discos Virgin, que trouxe o conceito de escutar o disco antes de comprar, que passou a ser utilizado por várias empresas do mesmo ramo.
Como uma coisa leva a outra, Richard passou não só a vender discos, mas sim a gravá-los, nascia a Virgin Records. Seu primeiro disco de sucesso foi Tubular Bells de Mike Oldfield.
Em 3 anos, a Virgin Records era a empresa mais quente do mercado, e Branson, com 24 anos já era milionário. Daí em diante ele se dedicou a identificar oportunidades e criar grandes empresas, em sua maioria, utilizando a poderosa marca Virgin.
Hoje uma das empresas mais fortes do grupo é a Virgin Atlantic Airways.
Para finalizar, uma frase repetida várias vezes por ele que resume bem a cultura dos seus empreendimentos:
“Faça do seu trabalho um meio de diversão”

Nenhum comentário:

Postar um comentário